Fumdeca 2020: OSC gravam vídeos pra sensibilizar pessoas físicas e jurídicas para destinação do IR

Começa no próximo domingo (13), nas redes sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smads), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca) e das Organizações da Sociedade Civil que tem projetos aptos a serem financiados com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca) a postagem de uma série de vídeos destinados à sensibilizar pessoas físicas e jurídicas que queriam destinar parte do imposto de renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca).

Os vídeos, com um minuto de duração, contam o nome da entidade e um pouco dos objetivos do projeto que pode ser financiado, o número de crianças e adolescentes que podem ser atendidos e, no final de todos, a solicitação para que a pessoa acesse o site do Fumdeca e faça a destinação. A intenção, segundo a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiane Fischer Gomes Oliveira, que também gravará o vídeo inaugural, é dar mais visibilidade aos projetos e conseguir que mais pessoas se tornem parceiras do Fundo. “Como esta destinação deve ser feita até dia 30/12, vamos ampliar nossa sensibilização com mais este tipo de divulgação.”

O potencial de Piracicaba de destinações de pessoa física é de mais de 33 mil pessoas que optam pela declaração em modelo completo, que pode se transformar em R$ 17 milhões. Para o financiamento dos projetos executados este ano, o Fundo conseguiu arrecadar quase R$ 2 milhões, oriundos de cerca de 510 pessoas físicas e 45 pessoas jurídicas. “Estamos muito abaixo do que podemos obter em recursos para mudar o destino de crianças e adolescentes”, frisa Fabiane.

Para destinar o imposto de renda, as pessoas físicas, que fazem o imposto de renda no modelo completo, podem destinar 6% do imposto devido. Já as pessoas jurídicas optantes pelo lucro real podem destinar até 1%.

A lista de projetos autorizados para captação está disponível na resolução 20/2020 do CMDCA, que foi publicada no Diário Oficial do Município de Piracicaba de 24 de agosto. A descrição sucinta dos projetos aptos também está disponível no sítio do Fumdeca, na aba Projetos Financiados. Além dos projetos, outras informações relativas ao Fumdeca estão disponíveis em www.fumdeca.org.br