CMDCA promove curso sobre CEBAS para entidades do município

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Piracicaba (CMDCA), junto com JGA treinamentos e com apoio do Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região (Sincop), realizam no próximo dia 24 de março, das 9h às 17h, no Sincop,  o curso Cebas: Principais Aspectos para o deferimento nas áreas de Assistência Social e Educação.

O curso tem inscrição gratuita, que deve ser feita pelo sítio https://www.jgatreinamentos.com.br/cebas-principaisaspectos. Serão sete horas aula de curso, tendo como público-alvo as organizações da sociedade civil com atuação na assistência social e educação que estejam no processo de solicitação de concessão ou renovação do Certificado de Entidade  Beneficente de Assistência Social (Cebas). Será oferecido material didático e certificado aos participantes.

O curso abordará vários aspectos que impactam nas OSCs, caso tenham ou não certificação, tais como institucionais e estatutários, contábeis, tributários, gestão e parcerias com o poder público. No conteúdo programático estão inclusos aspectos jurídicos: estatuto social, tributos, gestão e parcerias com o poder público; manifestação do STF sobre a imunidade das contribuições sociais; aspectos contábeis: ITG 2002 (R1) do CFC e prestação de contas: documentação e relatório circunstanciados.

A capacitação terá com instrutores Vanda Monteiro Ribeiro, gestora de filantropia, com especialização e participação ativa no terceiro setor e Jair Gomes de Araújo, bacharel em ciências contábeis, pós-graduado em administração de empresas, professor da Escola Aberta do Terceiro Setor e co-autor do livro “Dicionário do Terceiro Setor”.

O Cebas é o certificado que credencia organizações da sociedade civil (OSCs) para terem a imunidade das contribuições sociais e também permite que recebam recursos públicos.  O objetivo, conforme explica Euclidia Fioravante, presidente do CMDCA  “é o fortalecimento das entidades que fazem parte do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes. Além destas entidades, ele também é aberto às organizações da educação e da assistência social”.

Serviço:

Quando: 24 de março de 2018 – das 9h às 17h

Onde: Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba e Região – Rua Paschoal Guerrini, 55 – Castelinho.