Palestra com representantes da Receita Federal aborda formas de destinação de parte do IRPF ao FUMDECA

O Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba) e a Receita Federal do Brasil em Piracicaba realizaram na última quarta-feira, 27, uma palestra voltada a esclarecer como os contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda de Pessoa Fí­sica (IRPF) aos projetos do FUMDECA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O evento foi realizado na sede do Sincop/Sescon, e teve como palestrante o delegado da Receita Federal em Piracicaba, Vitório de Jesus de Luca Brunheroto, com apoio do delegado adjunto, Antônio José Furlan, e do auditor fiscal, Márcio Haniuda.

Os representantes da Receita Federal detalharam aos presentes como é possí­vel abater até 3% do imposto devido e destinar aos projetos do Fumdeca. A destinação é feita pelo programa da declaração de imposto de renda no qual é possí­vel emitir uma DARF de destinação ao Fundo.

O delegado explicou que toda pessoa fí­sica que declara o imposto de renda pelo modelo completo pode destinar o percentual aos projetos do FUMDECA, mesmo que o contribuinte tenha imposto a restituir, pois o cálculo incide sobre o imposto devido, e após realizar a destinação, o valor da restituição acaba sendo maior.

O Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente), Roger Carneiro, exaltou a oportunidade de esclarecer o funcionamento do mecanismo de destinação de parte do IRPF, já que muitas contribuições  deixam de ser feitas por desconhecimento. “Muitas vezes pessoas e empresas não contribuem pois não sabem da existência do fundo, ou desconhecem as  formas de doação. Por isso buscamos divulgar as maneiras de utilizar parte do imposto de renda para ajudar as crianças piracicabanas”.

O evento teve a presença de mais de 80 contabilistas, e contou com o apoio do Sescon-SP (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo) e da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

O Fumdeca

Criado há 10 anos, o Fumdeca já repassou R$ 14 milhões às entidades piracicabanas, que beneficiaram 40 mil crianças e adolescentes por meio de 241 projetos sociais. Este ano estão sendo executados 26 projetos desenvolvidos por 16 organizações da sociedade civil que somam um orçamento de R$ 2,4 milhões destinados pelo FUMDECA.